16:13:37

 

Seja sempre bem-vindo (a) e aproveite para visitar nossas outras páginas


Açafrão  Raiz

Raiz é capaz de aniquilar tumores cancerígenos
 
Testes demonstram que cúrcuma elimina células de melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele.
 
A equipe do Globo Repórter viajou para Goiás em busca de uma riqueza pouco explorada. No cerrado brasileiro, uma especiaria trazida da Índia se adaptou bem. Pelo nome, pouca gente conhece o cúrcuma. É uma planta da família do gengibre. A parte usada na culinária fica na raiz. Depois de seca e moída, ela vira um ingrediente que a dona de casa chama de açafrão.
 
“Na raiz encontram-se todos os componentes do açafrão, inclusive o corante, que é a curcumina, que é bem amarela”, explica o engenheiro de alimentos Celso José de Moura, da Universidade Federal de Goiás (UFG).
 
Celso José de Moura explica que a planta dá em qualquer lugar e requer pouca água. Mas o sabor do açafrão da terra, como é conhecido na região, caiu no gosto do povo goiano. Uma boa galinhada fica bem amarela por causa do tempero.
 
Mas o que ninguém conhecia era o poder de cura dessa raiz. A riqueza maior da cúrcuma está sendo descoberta nos laboratórios da UFG. “Quanto mais pesquisamos mais nos empolgamos porque o número de doenças em que ele tem se mostrado ativo é realmente impressionante”, diz a química Lídia Andreu.
 
A curcumina, um pó amarelo extraído da raiz, é cicatrizante e antiinflamatório. É usada há mais de cinco mil anos na ayurveda, a medicina tradicional indiana. Por isso, Marcella Carneiro, uma bióloga apaixonada por plantas medicinais, questionou: seria a curcumina poderosa também contra o câncer?
 
Marcella aplicou a curcumina sobre células com melanoma, o mais grave tipo de câncer de pele. Em poucas horas, um resultado impressionante.
 
“Nossos testes demonstraram que ela matou 90% de células de melanoma. A curcumina pode agir de duas maneiras: impedindo o crescimento das células cancerígenas e provocando a morte celular, aniquilando o tumor”, esclarece Marcella Carneiro.
 
O núcleo das células com câncer é implodido pela curcumina, mas os pesquisadores ainda não sabem os efeitos colaterais. Em breve, pacientes terminais devem testar um tratamento experimental em Goiânia.
 
“É muito interessante saber que a partir de uma especiaria você pode obter um tratamento para o câncer, por exemplo”, ressalta Marcella Carneiro.
 
O maior desafio é aumentar a absorção da curcumina pelo corpo humano. Para isso, os pesquisadores precisam vencer outro obstáculo: dominar a técnica de extração da curcumina. O extrato da planta é importado – e caríssimo.
 
“Pagamos em torno de R$ 1 mil por dez gramas de curcumina pura. Então, se conseguirmos extrair curcumina de alta qualidade, pura, com certeza o medicamento vai se tornar mais eficaz e vai ser bem mais barato. Eu diria que, para a saúde, esse pó amarelo vale ouro”, constata Lídia Abreu.
 
Mais um motivo para popularizar, no Brasil, essa especiaria tão comum na Índia.
 
Fonte: Portal G1 Globo Repórter

 

 

Benefícios do Açafrão  Como Consumir Como Fazer Chá de Açafrão

cura do alzeimer
cura do mal de Parkinson
manchas na pele
curar acnes
emagrecer
clareamento dental com açafrão
cura com açafrão
tratamento para o câncer com açafrão
açafrão com limão
açafrão com água morna
Açafrão da Terra

O açafrão-da-terra (Curcuma longa), conhecido também como cúrcuma, turmérico, raiz-de-sol, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, é uma planta herbácea da família do gengibre (Zingiberaceae), originária da Ásia (Índia e Indonésia). Dela se obtém uma especiaria homónima que é o componente do tempero pó de caril. Sua característica principal é a forte cor amarela que transfere aos alimentos.
Da sua raiz seca e moída se extrai o pó, conhecido simplesmente por açafrão, utilizado como condimento ou corante de cor amarela e brilhante, na culinária e no preparo de medicamentos.

Propriedades
É uma planta perene com ramificações laterais compridas. A parte utilizada da planta é o rizoma (caule parcialmente ou totalmente subterrâneo, horizontal, com reservas, capaz de formar raízes, folhas e flores/fruto), que externamente apresenta uma coloração esbranquiçada ou acinzentada e internamente amarelada. Do rizoma saem as folhas e as hastes florais. Reproduz-se por pedaços do rizomas que apresentam gemas (olhos) com plantio em solo argiloso, fértil e de fácil drenagem. Depois da planta adaptada ao local, alastra-se, pois o rizoma principal emite numerosos rizomas laterais. É uma planta difícil de ser destruída. A colheita deve ocorrer na época em que a planta perde a parte aérea, depois da floração. Nesta fase, os rizomas apresentam pigmentos amarelos intensos.

Usos na culinária
Usado para colorir laticínios, bebidas e mostarda, em cozidos, sopas, ensopados, molhos, peixes, pratos à base de feijão, receitas com ovos, maioneses, massas, frango, batatas, couve-flor e até pães. Deve ser dissolvido em um caldo quente antes de ser incorporado a uma receita. É ingrediente essencial para acentuar o sabor e dar cor a muitos pratos da cozinha indiana, principalmente arroz.
Seu nome provém do sânscrito cuncuma, através do árabe كركم, curcum, ou do hebraico כרכֹם carcom. A palavra turmérico, por sua vez, tem seu primeiro registro no século XVI, oriunda do latim terra meritare, ou "mérito da terra" (de acordo com o livro Plantas de A-Z, de Paula Negraes, editado por BEI Comunicações)

Alimento medicinal
Têm sido estudados os possíveis benefícios do consumo da cúrcuma para prevenção e tratamento do mal de Alzheimer [1]. Suspeita-se que seja mais eficaz se associado à vitamina D3 [2]. A vitamina D pode ser obtida pelo organismo tanto após exposição ao sol quanto por suplementos de vitamina D3, ou por uma combinação de ambos.
Os benefícios do açafrão-da-terra seriam decorrentes da ação anti-inflamatória e antioxidante, pela remoção das placas no cérebro, características do mal de Alzheimer.
A ação benéfica da planta poderia contribuir para o tratamento do câncer e das doenças do coração.

Dicionário de botânica brasileira
O Dicionário de Botânica Brasileira se refere à cúrcuma desta forma:

Planta da Índia, de raiz bulbosa, que apresenta bulbos grandes e oblongo- palmados, de cor alaranjada no interior, folhas longas e flores brancas com mesclas amareladas.
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Subclasse: Zingiberidae
Ordem: Zingiberales
Família: Zingiberaceae
Género: Curcuma
Espécie: C. longa
Nome binomial
Cúrcuma longa

Publicado em 26 de set de 2016 por: Amaurisko

Visite minha Play List com mais dicas de Saúde e Bem Estar aqui

Visite Amigos da Cura - Açafrão com Pimenta


AÇAFRÃO DA TERRA:- Potentíssimo Anti-Inflamatório Feito Pela Natureza! Lair Ribeiro.

Publicado em 16 de dez de 2016
 

Neste vídeo o Doutor Lair Ribeiro (Cardiologista e Nutrólogo) fala sobre o mais potente anti-inflamatório feito pela natureza.

Fala também sobre a deficiência dos médicos quando diz respeito aos conhecimentos de nutrição e que a cura de muitas doenças está ligada ao nosso estilo de vida e não somente a genética.

Versão Mobile assista em tela inteira (fullscreen)

Para selecionar os vídeos clique em ☰ (playlist) lado superior esquerdo do player

AÇAFRÃO RAIZ - BR 



Contato

PortalSaúde6