O Chocolate na Saúde

16/01/2015 13:53

Esclarecendo "mitos" e expondo benefícios

CHOCOLATE PREVINE O ENVELHECIMENTO
A massa de Cacau tem grande poder antioxidante, mais que qualquer fruta combatendo os efeitos da idade e alguns cientistas garantem que pode ajudar a prevenir o cancro.
 
CHOCOLATE PERMITE PERFEITA FORMA FÍSICA OU MENTAL
O Chocolate mostra-se num alimento ideal para as diversas situações de crise pela invejável concentração de minerais (cálcio, fósforo, magnésio e vitaminas) que o compõe. Todos os tipos de Chocolate, principalmente, os de leite, são uma fonte de proteínas vitais para o crescimento, recuperação e manutenção do corpo e do cálcio, essencial para a formação óssea. O Chocolate branco contém maior quantidade de cálcio, zinco e vitamina B2 do que o Chocolate puro.
 
CHOCOLATE MELHORA O CORAÇÃO
O Chocolate é o mais novo aliado do coração, este é beneficiado pela teobromina presente no Chocolate. Teobromina é uma substância estimulante que age no sistema nervoso central e também no sistema muscular, permitindo o bom funcionamento do coração. O Chocolate também contém flavonóides, que ajudam a combater a oxidação da circulação sanguínea, melhorando assim a saúde das artérias e do coração.
 
CHOCOLATE FLEXIBILIZA O RACIOCÍNIO
O chocolate é considerado um excelente alimento para o cérebro, visto que contém teobromina e tiramina, são duas substâncias que estimulam os neurónios para uma maior concentração.
 
CHOCOLATE DÁ FELICIDADE
A feniletilamina estimula a produção de endorfinas e serontonina no cérebro, sendo conhecida como a “molécula da felicidade e do prazer”, actua numa área relacionada com as emoções – permite aliviar a tensão e ajuda a relaxar. Assim, o Chocolate previne insónia.
 
CHOCOLATE CURA DEPRESSÕES
Tem efeitos anti-depressivos, porque a teobromina e feniletilamina  presentes no chocolate, são também substâncias estimulantes de bom-humor. Não deve ser consumido em excesso, pode provocar alterações emocionais, inicialmente dá euforia e aumenta o humor, depois segue-se a depressão e o organismo passa a sentir falta do alimento.
 
CHOCOLATE NÃO PROVOCA ACNE
Não existem estudos científicos que comprovem a relação entre o Chocolate e o aparecimento ou agravamento de acne. O acne surge devido a alterações hormonais  e ao stress, o Chocolate só por si não determina o seu aparecimento, mas comer alimentos gordos estimula a pele a tornar-se mais oleosa, como o organismo absorve substâncias gordurosas, consequentemente aparecem borbulhas.
 
CHOCOLATE NÃO ENGORDA
O Chocolate puro tem menos gordura, grande quantidade de magnésio (essencial para libertação de energia para as células) e ferro (essencial para a produção de glóbulos vermelhos) e tem menos valor calórico que o Chocolate de leite e branco. Com a devida moderação é possível desfrutar do prazer de comer Chocolate sem trazer prejuízos ao organismo. Contudo, deve controlar o peso, porque se o total de calorias consumidas por dia é elevado é aconselhado então gaste em actividades físicas.
 

Mudança climática pode tornar chocolate artigo de luxo

Um recente estudo, bancado pela Fundação Bill e Melinda Gates, mostra que a mudança climática global pode muito bem interferir na produção de chocolate, a ponto dessa guloseima tão acessível nos dias de hoje se tornar um artigo de luxo nas próximas décadas.
 
Segundo a conclusão do estudo, o aumento da temperatura em cerca de 2,3ºC, até 2050, faria a área de plantio de cacau em Cote d’Ivoire e Gana cair significativamente. Os dois países africanos concentram mais da metade de produção de cacau no mundo.
 
A mudança climática, somada à elevação do consumo por países emergentes como a China, elevaria o preço final do chocolate. No Reino Unido, o ajuste de alguns produtos já superou os índices inflacionários.
 
Para contornar o problema do aquecimento global, o plantio de cacau poderia migrar para regiões mais altas, onde o clima é mais ameno. Mas, no caso dos dois países que ficam no oeste africano, essa não é uma opção tão válida assim, já que há predomínio de planícies.
 
A alternativa mais viável seria desenvolver pés de cacau mais resistentes para suportar um clima mais quente.
 
Este não é o primeiro estudo que relaciona o aquecimento global à falta de produtos em um cenário futuro. Vinho francês e massa italiana também correriam o risco de sumir das refeições.
 
A Costa do Marfin é o primeiro produtor mundial de cacau, mas os países produtores são fracos consumidores. 
Os cacaueiros dão frutos, durante todo o ano.
 
Cuidado:- Guardar chocolate no frigorífico corta o brilho e mata o sabor.
 
Por: RickSk8 
Fonte: UOL F5 / Estranho
https://www.euviali.com/curiosidades/mudanca-climatica-pode-tornar-chocolate-artigo-de-luxo/

 

Seja sempre bem-vindo e aproveite para visitar nossas outras páginas


Contato

PortalSaúde6