Seja sempre bem-vindo e aproveite para visitar nossas outras páginas


Trigo

 

Trigo na dieta saudável

Energia e bom humor. Conheça esses e outros benefícios do cereal e confira dicas para consumir pães e massas dentro de uma dieta equilibrada
Assinado por dois renomados médicos, o endocrinologista Marcello Delano Bronstein, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e o nutrólogo Mauro Fisberg, da Universidade Federal de São Paulo, o livro Trigo na dieta saudável ajuda a desfazer uma série de mitos envolvendo o mais famoso dos cereais e mostra de maneira saborosa como equilibrar a alimentação no dia a dia.
 
Nas páginas há desde explicações científicas sobre o papel do carboidrato no organismo e como ele favorece atletas, crianças, idosos, gestantes, além de tantos outros perfis, até dados históricos sobre pães, massas e biscoitos com deliciosas curiosidades.
 
A obra ainda traz esclarecimentos a respeito de males como a obesidade, o diabete, a síndrome metabólica e outros problemas, que muitas vezes são associados erroneamente ao consumo de determinados ingredientes, caso do macarrão e do pãozinho. A doença celíaca também é esmiuçada em um dos capítulos.
 
E para completar,  grandes chefs de todo o Brasil ensinam 59 receitas tradicionais feitas com o trigo.
 
 

 

O trigo é o segundo cereal mais produzido no mundo, com significativo peso na economia agrícola global. 
No Brasil, o trigo é cultivado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A produção recebe reforço sistemático dos órgãos de governo, uma vez que as condições climáticas são desfavoráveis à cultura.
 
O Ministério da Agricultura tem como desafio estimular a produção do trigo minimizando os efeitos climáticos. Estudos de zoneamento de risco climático para os principais estados produtores, reajuste dos preços mínimos em níveis que sustentem a formação da renda da atividade e ampliação do limite de financiamento para custeio das lavouras são algumas das ações desenvolvidas para aumentar a produção de trigo e diminuir a dependência externa do País em relação ao cereal.  
 
Estimativas do ministério prevêem uma taxa de aumento de consumo do trigo de 1,31% ao ano. Ainda assim, acredita-se na possibilidade de redução das importações, uma vez que o Brasil vem investindo na autossuficiência da produção interna do cereal. Em 2009, a política de incentivos lançada pelo ministério propiciou aumento de 50% em relação à safra do ano anterior.
 

https://www.agricultura.gov.br/vegetal/culturas/trigo


Contato

PortalSaúde6