Seja sempre bem-vindo e aproveite para visitar nossas outras páginas


Meio-Ambiente

Núcleo SENAI de Sustentabilidade>Reaproveitamento de Água da Chuva
 

Reaproveitamento de Água da Chuva

O Reaproveitamento da Água da Chuva veio para completar o abastecimento do local, onde não é necessária água potável, como descargas dos banheiros e na irrigação do jardim. O processo começa com a captação da chuva no telhado.
 
Benefícios: Por meio das calhas, a água passa pelos condutores e vai para as caixas coletoras, que possuem a função de limpeza. Além de descartar as primeiras chuvas (devido ao excesso de poeira do telhado) e as calhas e os condutores seguirem as normas NBR 10844, é aconselhável que a água seja captada antes do contato com o solo, pois assim será de uma qualidade melhor quando comparada com a água em contato com o meio urbano. Esta é uma ótima ideia pra aproveitar esse recurso disponível, economizar na conta da água e ajudar a natureza.
 
Serviços Senai: Economize e proteja o meio ambiente você também. Conte com o Senai, que pode te auxiliar no desenvolvimento de novas tecnologias como essa, oferendo serviços de:
 
- Consultorias ambientais.
- Ensaios e análises ambientais.
 
https://www.senaipr.org.br/nucleo-de-sustentabilidade/reaproveitamento-de-agua-da-chuva-1-24646-225620.shtml
 

Como reaproveitar a água da chuva em residências

Saiba onde e como usar a água que vem de graça dos céus e economize a que vem do encanamento
 
É preciso construir um sistema para captação, filtragem e armazenamento da água. A captação é feita com a instalação de um conjunto de calhas no telhado, que direcionam a água para um tanque subterrâneo ou cisterna, onde ela será armazenada. Junto a esse reservatório, é necessário instalar um filtro para retirada de impurezas, como folhas e outros detritos, e uma bomba, para levar o líquido a uma caixa d'água elevada separada da caixa de água potável. 
 
Embora não seja própria para beber, tomar banho ou cozinhar, a água de chuva tem múltiplos usos numa residência. Entre eles, a rega de canteiros e jardins, limpeza de pisos, calçadas e playground e lavagem de carros (gastos que representam cerca de 50% do consumo de água nas cidades), além de descarga de banheiros e lavagem de roupas. 
 
Para isso, no entanto, é preciso alterar as tubulações já existentes e construir um sistema paralelo ao da água potável. Algumas empresas, como a catarinense BellaCalha (www.acquasave.com.br), oferecem sistemas completos de aproveitamento de água de chuva. 
 
Eles podem ser instalados em casas e prédios já construídos ou ainda em obras. Nos edifícios prontos, o reaproveitamento será para as áreas comuns, já que o custo de criar uma rede paralela de água em cada apartamento torna a empreitada inviável.
 
Por Yuri Vasconcelos Revista Vida Simples - 04/2008
https://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/casa/conteudo_274171.shtml

Aproveitamento da Água da Chuva

 
O reaproveitamento da água da chuva é feito através do acúmulo e armazenagem da água da chuva para reutilização, antes que essa água chegue ao aquífero. A água reaproveitada pode ser usada como água potável para ingestão, água para rebanhos de animais, água para irrigação, assim como outros usos típicos da água.
 
https://meioambiente.culturamix.com/recursos-naturais/aproveitamento-da-agua-da-chuva

 

Outra forma de Captação

 


 

Esgoto de Araruama - Tratamento Natural - Globonews - Cidades e Soluções

fonte img internet

Leia mais >> MEIO-AMBIENTE


Contato

PortalSaúde6