Seja sempre bem-vindo e aproveite para visitar nossas outras páginas


Medicina Oriental

 

 
 

 

"É nas quedas que o rio cria energia" 

 
 

Culto ao Uno

"Pedi a benção a Krishna e o Cristo me abençoou, orei ao Cristo e foi Buda que me atendeu, chamei por Buda  e Krishna me respondeu".
 

José Hermógenes de Andrade Filho 

Natal, Brasil, 9 de março de 1921, mais conhecido como Prof. Hermógenes, é um escritor, professor e divulgador brasileiro de hatha ioga

É doutorado em Yogaterapia pelo World Development Parliament da Índia e é Doutor Honoris Causa pela Open University for Complementary Medicine. O professor Hermógenes recebeu a Medalha de Integração Nacional de Ciências da Saúde e o Diploma d'Onore no IX Congresso Internacional de Parapsicologia, Psicotrónica e Psiquiatria (Milão, 1977). 

Escolhido o Cidadão da Paz do Rio de Janeiro, em 1988, o Professor Hermógenes recebeu a Medalha Tiradente em 8 de maio de 2000. A premiação foi conferida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, pelo bem-estar e benefícios à saúde que as obras de José Hermógenes de Andrade Filho levaram para os brasileiros. É fundador da Academia Hermógenes de Yoga.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Medicina Tradicional Chinesa

A medicina tradicional chinesa (MTC), também conhecida como medicina chinesa (em chinês 中醫, zhōngyī xué, ou 中藥學, zhōngyaò xué), é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos de sua história.

É considerada uma das mais antigas formas de medicina oriental, termo que engloba também as outras medicinas da Ásia, como os sistemas médicos tradicionais do Japão, da Coreia, do Tibete e da Mongólia.

A MTC se fundamenta numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Ela inclui entre seus princípios o estudo da relação de yin/yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano.

Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza, procura aplicar esta compreensão tanto ao tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos.

 

Técnicas terapêuticas da MTC

São sete os principais métodos de tratamento da medicina tradicional chinesa:

Aplicação de Moxa
  1. Tui Na ou Tuiná (推拿)
  2. Acupuntura (針疚)
  3. Moxabustão (艾炙)
  4. Ventosaterapia (拔罐)
  5. Fitoterapia chinesa (中药)
  6. Terapia alimentar chinesa (食療) ou dietoterapia chinesa
  7. Práticas físicas: exercícios integrados a prática de meditação relacionadas à respiração e à circulação da energia, como o qi gong (氣功), o Tai ji quan (太極拳) e outras  artes marciais chinesas internas  que podem contribuir para o reequilibrio do organismo. Estas práticas são consideradas simultaneamente métodos profiláticos para a manutenção da saúde e formas de intervenção para recuperá-la. Práticas como o Zhan Zhuang (站椿), o Baduanjin (八段锦)e o Lian gong (练功)são realizadas atualmente fora do contexto das artes marciais. >> Moderna Escola de Medicina Shanghai Jiao Tong UniversityTong University

A medicina tradicional chinesa utiliza a fitoterapia e outros medicamentos como seu último recurso para combater os problemas de saúde.

Segundo sua crença básica, o corpo humano dispõe de um sistema sofisticado para localizar as doenças e direcionar energia e recursos para curar os problemas por si mesmo.

O objetivo dos esforços externos deveria se focar em cuidadosamente auxiliar as funções de auto cura do corpo humano, sem interferir. Refletindo esta mesma ideia, um ditado chinês diz que "qualquer remédio tem 30% de ingredientes venenosos".

Atualmente, a medicina tradicional chinesa está progressivamente incorporando técnicas e teorias da medicina ocidental em sua práxis, em especial os tipos de exames sem características invasivas.

Outras técnicas associadas a estes métodos
  • Gua Sha ou "esfregar moedas" (刮痧), técnica associada ao Tui Na.
  • Auriculopuntura (耳燭療法), especialidade da acupuntura.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Yin/Yang

 

 

<< Imperador Amarelo

Yin / Yang >>

Aumentar o tamanho de uma imagem ao passar o mouse

portalsaude6.webnode

SHIATSU DOS MERIDIANOS - pouse o mouse para ampliar a imagem

Medicina Chinesa  saber mais

 

Consulta de medicina tradicional chinesa

Especialista revela, passo a passo, o que acontece numa consulta de acupunctura.

Cuidar do corpo e da mente de forma menos invasiva para o corpo, sem fármacos nem antibióticos, é o objectivo das terapias alternativas aplicadas pela medicina tradicional chinesa.

Atualmente, segundo David Eisenberg, diretor da Harvard Medical School, a tendência passa pela medicina integrada, ou seja, pela combinação dos métodos convencionais e alternativos.

A consulta de medicina tradicional chinesa começa, segundo Pedro Choy, especialista em medicina tradicional chinesa que nos desvenda o que se passa para lá das portas de um consultório de medicina alternativa, por uma conversa com o paciente sobre o historial clínico e razões da visita. Questiona-se a duração das queixas ou as circunstâncias relacionadas. Muitas vezes, o doente traz os exames realizados na medicina convencional, bons auxiliares».

O passo seguinte é, continua, observar a língua do paciente e tomar a pulsação para fazer a diferenciação de síndromas. Também pode ser necessário pedir que nos mostre que movimentos consegue ou não fazer. Terminamos a consulta com a prescrição de fitoterapia e o estabelecimento de um protocolo de acupunctura, onde se estipulam os pontos a serem puncturados. Os tratamentos de acupunctura são indolores, assegura este especialista.

Texto: Fátima Lopes Cardoso com Pedro Choy (especialista em medicina tradicional chinesa)
A responsabilidade editorial desta informação é da revista   

https://saude.sapo.pt/saude-medicina/medicina-natural/artigos-gerais/consulta-de-medicina-tradicional-chinesa.html

 


 
No nosso corpo, circulam canais de energia conhecidos como meridianos, os quais têm ligação com os órgãos e vísceras.
Nas crianças, massagens com escovas de cerdas macias ajudam a prevenir e tratar doenças. As massagens devem ser feitas em vai-e-vem, durante alguns minutos. Os movimentos devem ser feitos nos seguintes sentidos: dos punhos aos cotovelos; dos tornozelos aos joelhos; do umbigo ao pescoço; na coluna.
 
As crianças ficam relaxadas, se acalmam e dormem melhor. A massagem pode ser feita durante o dia ou à noite, principalmente naquelas que apresentam insônia ou sono agitado. No início, deverá ser feita todos os dias, e à medida em que melhorar, pode-se espaçar o tempo.
Adultos também podem aproveitar essa massagem (com bucha vegetal), durante o banho, com exceção daqueles que apresentam pressão arterial elevada.
 
Para manter a saúde, esfregue as mãos sempre que se lembrar. Durante o dia, tome cinco copos d‘água e sorria 50 vezes.
O resultado é muito bom, e a primeira melhora observada é, geralmente, na pele.
 
O pão e a oração
Suzete é Naturopata, Iridóloga e Instrutora dos Exercícios Visuais. Autora do livro: Cuide de Seus Olhos
Sites: www.saudeintegral.com, www.iridologiasp.com.br e www.metodobates.com.br
https://www.saudeintegral.com/categoria/artigos
 

> Dicas da Medicina Chinesa (Para mais Dicas Clique aqui)

Para manter a saúde, esfregue as mãos sempre que se lembrar. Durante o dia, tome cinco copos d‘água e sorria 50 vezes.

 

MAIS DETALHADAMENTE Aumentar o tamanho de uma imagem ao passar o mouse

CodigoFonte.com.br

Pouse o mouse na imagem para amplia-la.

Exercício para ativar os Chakras