Três xícaras de café por dia podem prevenir Alzheimer

27/11/2014 22:50

Beber de três a cinco xícaras de café por dia pode ajudar a proteger contra o Alzheimer, de acordo com pesquisa publicada pelo Instituto de Informação Científica sobre o Café, composto por empresas europeias. A chance de desenvolver a doença, segundo os cientistas, cai 20% com a ingestão moderada da bebida.

Quantas xícaras de café podem te matar?

O Alzheimer afeta uma pessoa em cada 20 com idade superior a 65 anos em todo o mundo, relatam os pesquisadores. O estudo observa que uma dieta mediterrânea — que consiste em peixes, frutas frescas, vegetais, azeite de oliva e vinho tinto — tem sido associada a um risco reduzido de desenvolvimento da doença. A investigação sugere que os compostos chamados polifenóis são responsáveis por esse efeito. E os mesmos compostos também são encontrados em grandes quantidades no café.

A cafeína é outra substância que ajuda a prevenir a formação de placas amilóides — característica do Alzheimer. Além disso, tanto a cafeína quanto os polifenóis reduzem a inflamação e diminuem a deterioração das células do cérebro, especialmente as áreas relacionadas com memória.

— Os resultados são muito encorajadores e nos ajudam a compreender o papel que a nutrição pode desempenhar na prevenção do Alzheimer. Café é uma bebida muito popular, apreciada por milhões de pessoas — avalia a médica Iva Holmerova.

Estudos comprovam que a ingestão não exagerada de café pode trazer outros benefícios para a saúde, como:  menor incidência de zumbido no ouvido, redução do risco de câncer de fígado e prevenção de doenças.

Pesquisadores da Universidade da Geórgia descobriram que um composto químico encontrado no café pode ajudar a prevenir alguns dos efeitos nocivos da obesidade. Em um artigo publicado recentemente, os cientistas descobriram que o ácido clorogênico (CGA) reduziu significativamente a resistência à insulina e a acumulação de gordura no fígado de ratos que foram alimentados com uma dieta altamente calórica.

— Estudos anteriores demonstraram que o consumo de café pode reduzir o risco de doenças crônicas como diabetes tipo 2 e doença cardiovascular. Nosso estudo expande esta pesquisa, verificando os benefícios associados a este composto específico, que é encontrado em grande abundância no café, mas também em outras frutas e vegetais como maçãs, peras e tomates — disse Yongjie Ma, responsável pelo estudo.

Fonte: https://anoticia.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2014/11/tres-xicaras-de-cafe-por-dia-podem-prevenir-alzheimer-4651918.html    https://anoticia.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2014/11/cafe-pode-ajudar-a-prevenir-doencas-relacionadas-com-a-obesidade-4642983.html

 

Seja sempre bem-vindo e aproveite para visitar nossas outras páginas


Contato

PortalSaúde6